Pular para conteúdo


O tradicionalismo que a Praticagem da Barra do Pará possui, sendo uma empresa secular, não a fez parar no tempo. O investimento em treinamento de pessoal e alta tecnologia é constante.



O tradicionalismo que a Praticagem da Barra do Pará possui, sendo uma empresa secular, não a fez parar no tempo. O investimento em treinamento de pessoal e alta tecnologia é constante. Assim, ela vem cumprindo o papel de garantir a segurança da navegação em águas restritas.Além disso, a empresa conta com o trabalho de mais de 70 funcionários, entre profissionais da área administrativa, pilotos, marinheiros, mecânicos e plantonistas.


Além disso, a empresa conta com o trabalho de mais de 70 funcionários, entre profissionais da área administrativa, pilotos, marinheiros, mecânicos e plantonistas. Eles estão distribuídos na base no Porto de Belém, no estaleiro e nas duas atalaias (estações de praticagem), uma em Belém e outra no distrito de Vista Alegre, a 9 Km de Marapanim, no nordeste do Estado, mais próximo ao canal do Espadarte. Os plantonistas são operadores bilíngües que estão 24 horas disponíveis, nas estações, para atender às solicitações da comunidade marítima.


As atalaias são dotadas com estações meteorológicas, telefones, fax, internet, transceptores em VHF, gerador de energia. Além de possuirem sistema de VTS (Vessel Trafic Sistem) da marca Navsoft, que funciona através de um Navi-monitor da Transas. Ele está conectado à estação base de AIS (Automatic Identification Sistem) da Kongsberg e uma estação repetidora deste sistema foi instalada em Mosqueiro com o objetivo de dar maior cobertura a ZP-03 (Zona de Praticagem). A Praticagem da Barra do Pará ainda dispõe de um sistema de batimetria do tipo multifeixe, com apresentação em 3D. Toda essa tecnologia promove precisão das informações sobre a Zona de Praticagem 03, o que garante inequívoca segurança da navegação na área.


A empresa também investe na compra de lanchas modernas para cumprir rapidamente com os seus compromissos. Hoje, ela possui 14 lanchas, sendo oito Lanchas de Práticos, para levar o prático até o navio de embarque, e seis lanchas rápidas para um ágil deslocamento dos práticos. Por fim, a Barra do Pará tem um escritório com boa localização na cidade de Belém a fim de atender muito bem à comunidade marítima sempre que necessário.


VEJA TAMBÉM

PORTOS

Conheça um pouco sobre os nossos portos.

CONFIRA

ESTRUTURA

Alta tecnologia para melhor atendê-lo.

CONFIRA